transporte coletivo

Passageiros reclamam, e empresas de ônibus admitem atrasos em horários

Joyce Noronha


Fotos: Charles Guerra (Diário)
Usuários dizem que olham os horários no site do SIM, mas nem sempre o ônibus segue a previsão de tempo

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Maria tem mais de 1,7 mil quilômetros quadrados de área territorial, o que equivale a aproximadamente 170 mil campos de futebol na medida padrão. Para se locomover dentro desse espaço, o transporte coletivo é a opção de 120 mil habitantes durante o ano letivo, segundo o Sistema Integrado Municipal (SIM). Mas uma reclamação recorrente de parte desses usuários do transporte coletivo é o atraso na chegada dos ônibus em relação aos horários previstos.  

O Diário foi a sete pontos de ônibus, nos dias 22 e 23 de janeiro, e conversou com 10 pessoas para ouvir opiniões sobre o serviço de transporte público em Santa Maria. Entre essas 10 pessoas, nove apontaram o atraso ou o não cumprimento dos horários previstos para as linhas. E o caso é recorrente em todas as regiões da cidade.

Constante falta de água na cidade acirra relação entre população e Corsan

O vendedor Jeferson Rodrigues, 29 anos, mora em Camobi e conta que prefere utilizar a linha Bombeiros/Faixa Velha para ir trabalhar no Centro. Ele diz que tem o costume de olhar no site os horários da linha para ir ao ponto de ônibus, próximo ao trevo com a Avenida Roraima, via que dá acesso à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mas é comum aguardar o ônibus, que não chega.

- Eu fico aqui esperando. Às vezes, até consulto os horários de ônibus pelo celular, mas o ônibus não vem. Chega só uns 40 minutos depois. Pelo que vejo, pela lista de horários, é outro carro já - comenta.

A situação se repete na Avenida Hélvio Basso, próximo ao Trevo da Uglione, segundo a dona de casa Clecy da Silva, 53 anos. A moradora já foi para o ponto de ônibus baseada em horários que conferiu na lista do site do Sistema Integrado Municipal (SIM), mas o coletivo não passou. Conforme Clecy, essa situação é mais recorrente aos finais de semana.

ATRASOS
Além da situação em que os ônibus não passam, a doméstica Josiane Machado, 29 anos, diz que, na linha Circular Sul, os atrasos são recorrentes. Ela pega o ônibus no Bairro Itararé, diariamente, e vai até ponto por volta das 8h, porém, chega a esperar de 30 a 40 minutos. 

Novo endereço para fazer a carteira de identidade deve sair em uma semana

A vendedora Laura Miler, 30 anos, relata atraso na linha Alto da Boa Vista. Ela comenta que, hoje em dia, não utiliza tanto o transporte público, mas, quando precisa contar com o transporte coletivo para chegar ao trabalho, não são raras as vezes em que o ônibus chega depois do horário previsto.

- Eu fico cuidando daqui. Às vezes, até corro para pegar o Prado, que passa ali na esquina - conta, mostrando outro ponto de ônibus na esquina das ruas Radialista Osvaldo Nobre com a Radialista Fredy Germano.

Entre as 10 pessoas ouvidas pela reportagem, apenas o pedreiro Alex da Silva, 34 anos, elogiou o transporte coletivo da cidade. Ele é morador da Vila Rossi e conta que utiliza a linha Caturrita diariamente para ir ao trabalho:

- Não tenho do que reclamar. O ônibus sempre passa na hora - diz.

SISTEMA INTEGRADO MUNICIPAL PEDE AJUDA DOS USUÁRIOS PARA MELHORAR O SERVIÇO
O gerente operacional do Sistema Integrado Municipal (SIM), Cristiano Andretta, conversou com o Diário no dia 23 de janeiro e contou que, no período das férias de verão, o movimento no trânsito diminui na cidade. Mas, apesar da queda, atrasos ainda podem ser registrados pelos mais variados motivos. Ele cita o caso das obras dos viadutos da Travessia Urbana, que podem trancar o trânsito por curtos períodos e afetam o tempo de percurso de algumas linhas. 

Mais de 50 vagas de empregos e estágios para quinta-feira

Andretta também menciona ocasionais problemas técnicos nos veículos e que obrigam a uma troca de ônibus, o que também pode gerar atrasos. Contudo, o gerente operacional diz que o SIM, junto com a Associação de Transportadores Urbanos (ATU), constantemente avalia a situação de cada uma das linhas ofertadas para garantir o melhor serviço aos usuários.

FALTA DE TRANSPORTE
Quanto aos casos relatados em que os ônibus não passam, mesmo que estejam nas listas de horários, Andretta pede que os usuários do transporte coletivo façam a verificação apenas nos sites oficiais, que são o do SIM e o da UFSM. 

- Tem um aplicativo em Santa Maria que informa os horários de ônibus, mas ele não é atualizado com a mesma frequência que o nosso site. Por isso, pedimos que as pessoas verifiquem os horários nos sites oficiais - diz Andretta.

E se, após consultar o portal do SIM ou o da UFSM, ocorrer a situação de a linha não passar como informado, Andretta pede que a população informe à ATU ou ao SIM (confira os contatos no quadro). Ele salienta que é com a ajuda dos usuários que o serviço pode ser melhorado.

Após derrubar muro, comunidade da Vila Natal se une para liberar acesso

Segundo Andretta, o número de usuários do transporte coletivo cai cerca de 40% no período das férias de verão, passando de 120 mil para cerca de 72 mil entre o final de dezembro e os meses de janeiro e fevereiro.

PARA CONTATAR O SIM

  • Site do Sistema Integrado Municipal
  • Telefone - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h50min, e aos sábados, das 8h ao meio-dia, pelo telefone (55) 3027-9001. Aos sábados, após o meio-dia, e aos domingos e feriados, o contato é pelo telefone (55) 3220-8397

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em 2017, mais de 1,2 mil pessoas foram autuadas por 'gatos' na rede elétrica Anterior

Em 2017, mais de 1,2 mil pessoas foram autuadas por 'gatos' na rede elétrica

Trânsito terá bloqueios no viaduto da Duque de Caxias no final de semana Próximo

Trânsito terá bloqueios no viaduto da Duque de Caxias no final de semana

Geral